Lara Sorpreso
Palestrante| Mentora | Empresária | Professora | Saúde Integral | Bem-estar e autoestima | CEO do Instituto Lara Sorpreso
29 de julho de 2024
Sua autoestima gera um impacto direto na vida das pessoas ao seu redor! Autoestima trabalhada proporciona uma vida mais plena e melhora os relacionamentos em todas as áreas da vida.
Algumas mulheres apenas sobrevivem, com uma rotina sem sentido. Eu acredito na possibilidade de viver com propósito. Trabalhando os 6 pilares de equilíbrio para uma vida plena, a mulher terá ações e comportamentos que a levarão a vivenciar uma nova vida, com novos resultados.
Os 6 pilares de autocuidado são:
- Alimentação
- Ajustes metabólicos
- Sono
- Atividade física
- Gerenciamento de estresse
- Espiritualidade
São necessários novos hábitos e novas atitudes consistentes que vão proporcionar uma vida com mais confiança, conquistando situações e pessoas incríveis. Se você decidir resgatar sua autoestima, não existe condição que possa impedi-la; basta querer e decidir fazer. (Gislene Isquierdo, psicóloga, empresária e fundadora da UAU Desenvolvimento Humano, especialista em Neurociências, Análise do Comportamento, Comunicação e Persuasão)
A falta de amor próprio e autoestima baixa fazem com que nos encolhamos, nos sintamos fragilizadas e tristes. A primeira pessoa que deve valorizar você mesma é você. A autoestima está diretamente ligada aos relacionamentos. Quando elevada, você se permite ser mais seletiva nas escolhas das amizades e relações. Quando você está bem consigo mesma, você se posiciona, tem postura, se comunica melhor. Resumindo, você tem uma força interior maior.
Autoestima está diretamente relacionada com como a pessoa se enxerga. Quem nos valida ao longo das nossas vidas? Quando crianças, são os pais e cuidadores que podem ou não colaborar com a autoestima, segundo críticas e elogios. Depois, saímos dessa bolha familiar para a escola e, futuramente, para o mercado de trabalho, e muitas vezes não damos conta emocionalmente das críticas e avaliações negativas recebidas ao longo do tempo.
A pessoa com autoestima baixa se encolhe e se contenta com pouco. Você consegue expressar o que sente? A pessoa com autoestima elevada consegue se posicionar e falar o que pensa e sente. A autoestima baixa gera muitos sentimentos negativos: a pessoa não se valoriza, não se sente boa para realizar nada, tem um vazio no peito, sente-se sozinha, insegura nos relacionamentos, não faz escolhas, quer sempre agradar o outro, se inferioriza perante as pessoas.
A autoestima tem impacto na saúde física, mental e emocional. Porém, se cuidarmos desses 6 pilares que eu cito, automaticamente a autoestima aumenta. Segundo a psicóloga Gislene Isquierdo, a autoestima está 100% ligada ao autorespeito, ao se achar digna de ser amada e se valorizar.
Ainda de acordo com Gislene, ter estabilidade e equilíbrio emocional não quer dizer que você nunca ficará triste, chateada, abalado ou decepcionado. Após ficar estressada ou ter uma crise de ansiedade, enfim, após ter emoções negativas normais ao ser humano, a pessoa rapidamente se recompõe e retorna ao seu estado emocional de bem-estar, porque sabe que tem valor e pode se desenvolver sempre. Não tem como amar verdadeiramente alguém antes de se amar.
O que destrói sua autoestima?
- A forma como você é avaliada pelas pessoas que ama.
- Se você se gosta na sua autoavaliação.
- Comparação: não se compare! Cada um tem uma história e está em um momento da vida.
- Esperar aprovação alheia. Necessidade de aprovação do outro: não faça pelo outro, faça por você, você com você mesma!
- Não espere que o outro faça como você faria.
- Não coloque o outro sempre em primeiro lugar.
- Pensar que você não é capaz.
- Guardar mágoas.
- Ficar presa pensando no passado ou futuro (ansiedade x depressão).
- Cuidado com pessoas negativas na mesa que você compartilha.
- Não se considerar boa o suficiente.
- Se inferiorizar.
- Autocrítica.
O que pode impulsionar nossa autoestima?
- Listar e valorizar as qualidades.
- Elogios.
- Aprender com o passado, executar no presente e construir o futuro.
- Autoconhecimento.
- Hobby: um tempo para você.
- Postura e linguagem corporal.
- Comunicação assertiva.
- Objetivo e propósito de vida.
- Gratidão.
O fato é que, quando você resolver se cuidar e resgatar sua autoestima, você ficará bem consigo mesma e vai irradiar energia, e as pessoas desejarão ficar mais próximas a você.
Me conta, como está a sua autoestima?